logo cabo bebeto

Diante da censura e perseguição aos conservadores em diversas redes sociais, é importante que tenhamos mais acessos à canais livres e democráticos.

Por isso, te convido para também fazer parte do meu canal no Telegram, lá você fica por dentro de todos os meus conteúdos.

Cabo Bebeto
Deputado Estadual

Cabo Bebeto

Lei de Cabo Bebeto que define sexo biológico como critério exclusivo em competições esportivas é promulgada

A Lei nº 9.518/2025, de autoria do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor. A legislação estabelece o sexo biológico como o único critério definidor para a composição de equipes esportivas oficiais no estado, proibindo a participação de pessoas transgênero em categorias femininas ou masculinas que não correspondam ao sexo biológico de nascimento.

A nova lei vale tanto para modalidades coletivas quanto individuais e determina que a atuação de atletas transgênero só será permitida em competições de categoria mista ou em equipes que respeitem o sexo biológico dos competidores.

De acordo com o texto, clubes, federações e entidades esportivas que descumprirem a norma estarão sujeitos a multa no valor de 5 mil UPFAL (Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas). As instituições esportivas terão um prazo de 180 dias para se adequarem às novas regras.

O autor da lei, Cabo Bebeto, justificou a proposta com base em dados hormonais. “Apenas como parâmetro, o nível de testosterona considerado normal, em homens adultos, é de 175 a 781 ng/dl, enquanto em mulheres adultas varia entre 12 a 60 ng/dl. Ou seja, a diferença é muito grande”, afirmou o parlamentar.

Texto: Gabriela Flores

Foto: Ascom ALE