logo cabo bebeto

Diante da censura e perseguição aos conservadores em diversas redes sociais, é importante que tenhamos mais acessos à canais livres e democráticos.

Por isso, te convido para também fazer parte do meu canal no Telegram, lá você fica por dentro de todos os meus conteúdos.

Cabo Bebeto
Deputado Estadual

Cabo Bebeto

Cabo Bebeto critica caos na saúde e apela para que governador “priorize os pacientes oncológicos”

O caso de uma mãe alagoana que espera, há um ano, o início do tratamento contra o câncer de tireoide pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas foi criticado pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL).

Na sessão desta quarta-feira, 27, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o parlamentar reclamou, mais uma vez, que “a saúde em Alagoas continua na UTI e isso não é uma metáfora ou uma frase de efeito. Confesso que gostaria que fosse, mas literalmente nossa saúde agoniza, pede socorro todos os dias”.

Cabo Bebeto comentou que viu uma reportagem onde a mulher, identificada como Ítala, em tom de desespero, contou que recebeu o diagnóstico há um ano, mas ainda não conseguiu iniciar o tratamento de radioterapia pelo SUS. “Ela é uma das centenas de pessoas, em Alagoas, que esperam para iniciar o tratamento contra o câncer no estado”, explicou o deputado, salientando que assim que a doença é diagnosticada, o tratamento tem que ser iniciado imediatamente.

Cabo Bebeto disse que essa situação é revoltante. “Sofro demais com isso. Não aceito que um Estado como Alagoas, que tem quase R$ 2 bilhões de orçamento para a saúde, deixe seu povo sofrendo nas filas e corredores sem a devida e necessária assistência”.

Espera

Somente em Maceió, 243 pessoas aguardam há mais de 60 dias para começar o tratamento do câncer, segundo dados apresentados à Defensoria Pública Estadual em reunião na última segunda-feira, dia 25.

A presidente da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Apecan), Giullyane Matos, afirma que os pacientes oncológicos em Alagoas têm dificuldades que vão desde conseguir marcar a primeira consulta com o oncologista até fazer os exames e o tratamento.

“Apelo ao governador de Alagoas para que priorize a saúde e priorize os pacientes oncológicos”, concluiu Cabo Bebeto.

Texto: Gabriela Flores

Foto: Ascom ALE